Seguro Saúde
Plano de Saúde
O Plano de Saúde é considerado uma das principais maneiras de se preparar para eventuais despesas médicas. Todos nós estamos suscetíveis a imprevistos quanto à nossa saúde. Por isso, ter uma garantia de assistência nos momentos em que algo de errado acontece com o seu organismo é a melhor forma de zelar por si próprio.
No Brasil, a assistência médica do Estado é um direito de todos. Porém, muitas vezes, ela é insuficiente para atender satisfatoriamente a demanda de toda população. Sendo assim, as inciativas privadas destinadas para esse fim são autorizadas a oferecer a você um amparo médico mais estruturado para cuidar da sua saúde.
E é aí que entra o Plano de Saúde!
Como Funciona?
Como explicamos acima, o Plano de Saúde é definido como um serviço oferecido por empresas privadas, como operadoras de saúde e seguradoras, para assistir medicamente o segurado nas despesas da sua saúde.
Desta forma, ele é cobrado mensalmente, através do valor estabelecido no contrato com a operadora escolhida. Sendo assim, o contratante garante a cobertura dos seus gastos médicos, hospitalares ou ambulatoriais, em grande parte das vezes, enquanto prosseguir com o pagamento do Plano de Saúde.
Além disso, é interessante saber todo o processo de contratação do produto do Plano de Saúde está submetido às regras da Lei 9.656/98 do Código de Defesa do Consumidor, que salvaguarda os direitos do contratante constitucionalmente.
Diferentes tipos de Plano de Saúde
A escolha do Plano de Saúde deve ser realizada de forma a conciliar as opções disponíveis no mercado
e as necessidades pessoais do contratante. Por isso, fique atento aos diferentes tipos de Plano de Saúde
que elencamos abaixo para auxiliar sua decisão na hora de contratar seu produto:
- Tipo de contratação: individual ou coletiva. Ou seja, é possível contratar um Plano de Saúde apenas para si próprio ou para mais pessoas, como sua família, por exemplo;
- Segmentação assistencial: ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia), ambulatorial + hospitalar ou referência. Esses são os possíveis segmentos a serem contratados por você, de acordo com suas necessidades e preferências;
- Abrangência geográfica: nacional, grupo de estados, estadual, grupo de municípios ou municipal. São as localidades constadas no contrato que você poderá usufruir de assistência médica do seu Plano de Saúde.