Seguro de Vida é uma opção vantajosa para aqueles que procuram segurança na imprevisibilidade. Mas essa informação já é muito difundida pelas corretoras e seguradoras. O que poucos sabem, no entanto, são as vantagens e o funcionamento específico de cada cobertura a ser contratada.

Nesta matéria, iremos explicar duas coberturas complementares ao Seguro de Vida, essenciais principalmente para o trabalhador liberal (autônomo): o
DIT (Diária de Incapacidade Temporária), também conhecido como SERIT (Seguro de Renda por Incapacidade Temporária) ou Lucro Cessante; e o DMHO (Doenças Médicas Hospitalares e Odontológicas).

A contratação do Seguro de Vida com a cobertura DIT ou DMHO pode variar de acordo com a necessidade do contratante. É evidente que, quanto mais coberturas são adquiridas, mais protegido o segurado está. Entretanto, se você deseja uma opção mais econômica ou se não precisa de um número grande de garantias, saber sobre o DIT e o DMHO é fundamental para decidir quais escolher no momento da contratação. Confira!

 

O que é e como funciona o DIT?

Como mencionamos acima, DIT é a sigla para a expressão Diária de Incapacidade Temporária. Esta cobertura consiste na diária paga pela seguradora durante o tratamento médico necessário em meio a uma doença ou após um acidente com o segurado. A indenização é concedida pela empresa de seguros até o limite temporal estipulado no contrato. Ainda não entendeu muito bem? A gente explica!

Imagine a situação hipotética de um trabalhador autônomo que, infelizmente, sofreu um acidente pessoal que o impossibilitou de trabalhar. Como o acidente comprometeu sua capacidade laborativa, esse profissional liberal não terá seu rendimento mensal normal creditado, essencial para sua sobrevivência e da sua família.

Dentro desses termos, um ótimo auxílio neste momento seria poder contar com uma cobertura de DIT no Seguro de Vida. Ele garantirá a indenização ao trabalhador enquanto ele estiver impossibilitado de trabalhar, como mostra a situação acima, auxiliando-o financeiramente neste momento. Além dessa circunstância hipotética, a Diária de Incapacidade Temporária também indeniza o segurado se houver a 
necessidade de tratamento médico para alguma doença, caso o profissional fique impossibilitado de produzir, mesmo que não por acidente.

E como funciona essa indenização? A lógica é bem simples: o segurado paga uma apólice proporcional ao que deseja receber no capital segurado. Quando o seguro for acionado, seja por tratamento médico ou por acidente, a seguradora fará o 
pagamento sob o formato de diária, de forma a garantir diariamente a renda do profissional enquanto ele não puder trabalhar.

Por isso, esse seguro é indicado sobretudo para profissionais liberais justamente por serem, eles próprios, suas principais ferramentas de trabalho. E, quando algo atinge seu instrumento de trabalho, não há como produzir e, consequentemente, ganhar seu dinheiro.

Preciso de DIT mesmo com INSS?

Sim! A Indenização Garantida pelo INSS, na maioria das vezes, paga apenas parte do teto indenizatório, que é estipulado pelo próprio órgão. Portanto, ainda assim, é mais confortável para a o trabalhador se ele puder complementar suas finanças com outro auxílio.

Neste caso, com o DIT, a indenização em geral é calculada com base na renda do segurado. Ele pode ter a opção de escolher um valor inferior ao seu rendimento, ou optar pelo valor integral da sua remuneração, pagando então uma apólice condizente.

Sendo assim, alguns profissionais decidem contratar um Seguro de Vida com a compensação do DIT inferior ao seu salário, de forma que apenas complemente a indenização dada pelo INSS. Desta forma, ele completa sua renda mensal sem precisar dispor de muito dinheiro para a contratação do Seguro. E, claro, ainda garante estabilidade para sua família e para si próprio.

Uma outra opção: DMHO, a cobertura de reembolso

Existe também outro tipo de cobertura famosa nos contratos de Seguro de Vida: a DMHO, sigla para Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas. Ao contrário do DIT, que indeniza o segurado pelos prejuízos de acidente ou doença, a DMHO funciona no formato de reembolso.

Ou seja, o segurado dá entrada no tratamento médico necessário ao momento, seja por acidente ou doença, e a seguradora o reembolsa de acordo com o valor das despesas. Esse processo ocorre após a apresentação das notas ficais que comprovem o valor e a concretização da terapia médica. Assim, a empresa de seguros ressarce o segurado de forma que ele não precise indispor do próprio rendimento para cobrir os prejuízos de um imprevisto médico.

A cobertura DHMO, como o nome já diz,
também garante assistência odontológica. Afinal, os dentes podem escolher a pior hora para doer, e os tratamentos em dentistas são em sua maioria onerosos. Desta maneira, além de poder contar com o reembolso para tratamentos médicos gerais, o segurado também pode dispor do auxílio para a manutenção da sua saúde bucal.

Além disso, este modelo de cobertura habitualmente é adicionado em pacotes de Seguro Viagem. Assim, quando o segurado contrata este produto, fica garantida sua segurança financeira caso haja imprevistos de saúde durante o passeio.

Resumo: DIT ou DMHO?

Para finalizar esta matéria, elencamos abaixo algumas vantagens de cada cobertura para que você possa ficar atento na hora de contratar seu Seguro de Vida:

DIT DMHO
Proteção mediante a impossibilidade de trabalhar; Proteção financeira mediante imprevistos médicos;
Indenização em formato de diária; Indenização no formato de reembolso;
Valor da indenização a ser escolhido pelo segurado no momento da contratação; Auxílio para tratamento odontológico incluso;
Sem lentidão ou burocracias no processo indenizatório; Muito utilizado em pacotes de Seguro Viagem por garantir estabilidade nos passeios;

Agora que você já tem as informações sobre essas duas coberturas, fica muito mais fácil contratá-las sem dúvidas. Quando o assunto é Seguro de Vida, o mais importante a se ter em mente é a garantia da estabilidade em todos os momentos. E, quando se trata de escolher as coberturas, estar informado sobre os benefícios de cada uma é a melhor maneira de decidir qual mais se encaixa com você.

Se interessou? Entre em Contato
 com a nossa Corretora de Seguros, que estaremos a disposição para atende-lo e sanar suas dúvidas!

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?