A realidade brasileira, atualmente, não conta com um número grande de idosos interessados nas propostas do Seguro de Vida. Seja por causa da não prioridade de destinar quantia para este propósito ou simplesmente pela falta de informação sobre se ainda há tempo de adquirir o produto, o fato é que os benefícios desta ferramenta são poucas vezes considerados pelo público da terceira idade.
No entanto, este é um panorama que se mostra cada vez mais aberto a mudanças. Ainda que os números indiquem um crescimento no número de vendas para esta faixa etária, os Corretores de Seguros buscam aumentar ainda mais a adesão do público sênior. Este crescimento indica uma pequena alteração no foco dos consumidores: os jovens estão se interessando cada vez mais em contratar o Seguro de Vida para titulares idosos. Assim, há garantia da cobertura para seus familiares e também liquidez imediata do benefício, possibilitando o pagamento dos impostos necessários nos momentos de ausência sem maiores preocupações. Falaremos mais sobre este assunto adiante.
Apesar da ainda pouca procura, os benefícios do Seguro de Vida para idosos são extensos. Antes de citá-los, é necessário que se tenha em mente que idoso, para os padrões brasileiros, compreendem aquele ou aquela com mais de 60 anos. Entretanto, a maior parte dos produtos de Seguros de Vida do mercado aceitam até, no máximo, 70 anos, podendo inclusive, em produtos específicos para o segmento, chegar até 85.
Tendo em vista que a idade avançada não é um fator de impedimento, outra questão pipoca na mente: o valor deste modelo de Seguro será muito maior do que para idades menores? Se sim, por quê?
A resposta é simples: Ao mesmo tempo que o valor para idosos seja de fato superior, os benefícios deste investimento são muito maiores se considerarmos as chances iminentes de uso nesta faixa etária. Assim, torna-se necessário estabelecer valores igualmente superiores para assegurar a reserva de pagamentos dos benefícios. Apesar disso, este não deve ser um impeditivo para a efetivação do contrato de Seguros. Deve-se levar em conta que com o avançar da idade, também se aumentam os riscos e, junto com eles, a necessidade de estar preparado para o que há de vir.
Em primeiro lugar, sendo uma vantagem proporcionada independente da idade, temos a qualidade de vida na ausência. Este é um benefício que deve ser interpretado como forma de amor, cuidado e preocupação, da parte do segurado para com os entes queridos, de forma a manter o padrão de vida na família e de garantir suporte financeiro nos momentos delicados.
Além disso, outro proveito se faz importante para a família do segurado: o Seguro de Vida não entra no processo de inventário, possibilitando que a família tenha acesso ao benefício com muita mais rapidez do que se não o possuísse. Este mecanismo é famoso por permitir justamente a liquidez imediata do benefício, sendo de grande ajuda à família da pessoa ausente.
• Você sabia?
O imposto transmissão causa mortis, necessário a ser pago para o processo de abertura da herança, é cobrado em cima do valor total de todos os bens do ausente. Assim, como o Seguro de Vida permite a liquidez imediata do capital segurado, este valor poderá ser pago utilizando justamente o benefício concedido pelo Seguro. Como citamos no começo da matéria, este é um fator a ser considerado especialmente pelos familiares mais novos, que tendem a considerar cada vez mais o Seguro de Vida como uma precaução necessária. Desta forma, para você, leitor jovem, este mecanismo se torna uma ótima opção para desanuviar as preocupações das despesas inevitáveis em momentos difíceis.
Atualmente, com a doença COVID-19, um pensamento válido chega aos idosos ou aos seus familiares: neste momento sensível especialmente para a terceira idade, vale a pena atravessá-lo com a certeza de um futuro tranquilo, em que se há a possibilidade de amparo caso hajam consequências imprevistas pós-pandemia.
Para além de todos esses motivos, há ainda o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que também deve ser levado em consideração. Afinal, quanto mais se vive, maior a necessidade de ter o dia de amanhã planejado para si e para sua família. Assim, você poderá contar com a ajuda do Corretor de Seguros para assessorá-lo na escolha das melhores coberturas, alternando de acordo com a sua necessidade e o produto contratado.
Sendo assim, finalizamos esta matéria com uma reflexão direcionada tanto para os idosos quanto para seus familiares interessados: a idade não precisa pesar quando se tem amparo para os maus momentos e garantia de estabilidade no futuro dos filhos, ou dos cônjuges. Infelizmente, a cultura do Seguro de Vida é pouco disseminada se comparada ao seu nível de importância. E é por isso que precisamos estar atentos não só às vantagens que esta ferramenta oferece, como, principalmente, às mudanças neste setor que permitem ainda mais folgas e benefícios para seus interessados.
Portanto, procurar seu Corretor de Seguros para dar início a essa nova perspectiva é o primeiro passo para o alívio desta preocupação. Não adie o que pode ser resolvido hoje, e não deixe o arrependimento chegar justamente nos momentos turbulentos. Afinal, estamos tratando da melhor idade. E é fato que ela que pode ser ainda melhor quando se tem garantido um futuro sólido e a segurança que a estabilidade traz.