No auge do século XXI, a profissão motoboy é considerada indispensável. Sem eles, o comodismo da entrega domiciliar e a produtividade das empresas não coexistiriam em harmonia. Sabendo da sua importância, precisamos pensar em quem ou o que os protege nos momentos em que imprevistos acontecem.

Assim, é aí que entra o Seguro de Vida para Motoboys: esta ferramenta garante proteção a estes profissionais e possibilita segurança financeira aos seus familiares. Isso se torna mais claro quando consideramos que eles atuam em um ambiente caótico conhecido como trânsito, em que a imprevisibilidade é o seu sobrenome.

Como regulamentação, no ano de 2011 foi aprovada a Lei 5.952, obrigando empresas do Rio de Janeiro a contratarem Seguro de Vida para seus motoboys. Além desta legislação, existem as Convenções Coletivas de cada região, que estabelecem um Capital mínimo de Seguro a ser pago pelas empresas do local. 

Com isso, essas mudanças legislativas representam um grande avanço nos Direitos Trabalhistas da categoria, reconhecendo a importância do ofício e também os seus riscos. Falaremos adiante sobre esses dois tópicos e como o Seguro de Vida pode ajudar esta ocupação.

Motoboy, sem você a sociedade não funciona

A profissão “motoboy” chegou ao Brasil na década de 80, tendo sua origem na Inglaterra, durante as guerras europeias. Desde então, o país experimenta diariamente a importância deste cargo tanto para as famílias quanto, principalmente, para as empresas.

A figura do motoboy representa produtividade, agilidade e comodidade. Em um país grande como o Brasil, por exemplo, como ficariam as entregas delivery para a família que precisa de um remédio urgente? E como ficariam as empresas que precisam contar com um serviço de entrega de produtos em tempo recorde, sem atrasos de engarrafamentos?

Assim, é por conta desse “tempo recorde” e dessas “urgências” que eles estão expostos a inúmeros riscos que toda essa velocidade sob duas rodas traz. Além disso, eles também estão expostos à contaminação, pelo grande contato com o dinheiro e com as pessoas em si. Desta forma, o Seguro de Vida age através do amparo a esta profissão e da garantia de que os contratempos estão prontos para serem cobertos.

Como funciona o Seguro de Vida para o motoboy neste caso?

O Seguro de Vida funciona duplamente: garante assistência ao motoboy em situações imprevisíveis e oferece prevenção financeira às empresas nas despesas referentes ao dano (sinistro). 

Deste modo, a maior parte dos Seguros cobre situações como invalidez, assistência funeral, e morte. Separamos aqui 3 fatores importantes de serem considerados antes do fechamento do Seguro:

Atenção na escolha do produto de Seguro de Vida para motoboys: Deve-se avaliar qual produto é mais viável de acordo com as necessidades do motofretista. O ideal, neste caso, é contar com a ajuda do Corretor de Seguros para calcular a cobertura mais adequada. A cobertura, por sua vez, deve oferecer assistência justa e proporcional aos riscos que o motofretista enfrenta.

É necessário avaliar a situação financeira da família do funcionário motoboy: Este é um fator ainda mais importante se o motofretista prover o sustento familiar. Não adianta fechar um contrato de Seguros se este não for capaz de cobrir com dignidade a responsabilidade financeira da pessoa ausente, aqui, o motoboy. Novamente, o papel do Corretor de Seguros é fundamental para auxiliar na escolha do produto que mais atenda a estas necessidades.

Atenção às categorias de motoboys para o Seguro de Vida: Para os motoboys com vínculo empregatício e para os motofretistas autônomos com contrato, o Seguro de Vida é obrigatório em algumas regiões. Já para os motoboys autônomos sem contrato (liberais), é possível estar adquirindo produtos enquanto pessoa física com seguradoras específicas. Entretanto, esta é uma opção mais onerosa, sendo aconselhável que se redija um contrato empresa-motoboy antes da efetivação do seu Seguro.

Empresas e Motoboy, estejam cientes das vantagens do Seguro de Vida!

Os benefícios da contratação do Seguro de Vida para motofretistas são muito extensos se considerarmos a situação em que estes trabalhadores atuam e seus riscos. Por isso, é necessário que os motoboys e as empresas estejam atentos às regulamentações e aos benefícios que esta ferramenta oferece. Temos esse como um dos principais intuitos da matéria: passar a informação para esclarecer todas as dúvidas do público interessado, neste caso, motofretistas e empregadores.

Podemos auxiliá-los na escolha do produto que mais beneficie as duas partes. Afinal, estamos tratando de uma relação não só empregatícia, mas principalmente humana. Não deixe que uma encomenda seja mais importante que a sua vida ou a vida de quem faz seus produtos chegarem até as casas. O Seguro de Vida não pode evitar o acidente, e muito menos prevê-lo. Mas ele pode trazer, como o próprio nome já diz, segurança para trabalhar protegido enquanto a sociedade precisa de você. 

Rolar para cima
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos ajudar?